Notícias Recentes
Tensões França - Mali: Bamako põe fim às atividades de ONGs apoiadas pelo Estado francês
22 de novembro de 2022
[BBC] O governo de transição do Mali anunciou na noite de segunda-feira que decidiu proibir, com efeito imediato, as atividades realizadas por organizações não-governamentais (ONGs) que operam em território maliano com financiamento ou apoio material e técnico da França.
Comissão eleitoral da Nigéria alerta para violência
11 de novembro de 2022
[BBC] O chefe da comissão eleitoral da Nigéria, Mahmood Yakuba, disse estar preocupado com a "intensificação" dos ataques enquanto o país se prepara para as próximas eleições presidenciais de fevereiro.
O que a vitória brasileira de Lula significa para a África?
31 de outubro de 2022
[African Business] Luiz Inácio Lula da Silva, que visitou 27 países africanos durante seu mandato anterior, derrotou o rival Jair Bolsonaro na presidência da maior economia da América Latina.
Tentativa de golpe de Estado eclode na Guiné
5 de agosto de 2021
[DW] Militares rebeldes tomaram o controle da televisão estatal e dizem ter detido o presidente, Alpha Conde. Ele havia sido reeleito em 2020 para um terceiro mandato após protestos violentos e acusações de fraude.
Banco Mundial diz que dívida moçambicana "continua insustentável"
2 de agosto de 2017
[Euronews] A economia moçambicana fez progressos, mas o peso da dívida pública do país “continua a ser insustentável”. O alerta é dado pelo Banco Mundial, que considera que o ajustamento orçamental “tem sido limitado” e defende que reestruturar a dívida é fundamental para restabelecer a estabilidade financeira de Moçambique
Primeiro-ministro da Guiné-Bissau procura evitar greve da Função Pública
2 de agosto de 2017
[África 21] O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, considera que não há razão para uma greve geral da Função Pública, e diz que o governo está a negociar.
Brasil, Portugal e São Tomé cooperam com PGR de Moçambique nas investigações do caso Embraer
1 de agosto de 2017
[África 21] Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe já responderam à Procuradoria-Geral da República moçambicana (PGR), fornecendo a informação solicitada no âmbito da investigação sobre supostos atos de corrupção na compra, entre 2007 e 2009, de duas aeronaves Embraer pelas Linhas Aéreas de Moçambique (LAM). Procuradores moçambicanos estiveram em São José dos Campos, sede da Embraer no Brasil, para ouvir envolvidos no caso.
ONU recomenda a Bissau aplicação de Acordos de Conacri
27 de julho de 2017
[Euronews] As Nações Unidas pedem aos líderes da Guiné-Bissau que cumpram os chamados Acordos de Conacri de outubro de 2016. O Conselho de Segurança da ONU diz que o cumprimento dos Acordos é essencial para ser resolvido o impasse político no país.
Camarões tortura pessoas acusadas de apoiar Boko Haram
20 de julho de 2017
[The Guardian] As forças de segurança nacional de Camarões foram acusadas em um relatório da Anistia Internacional de torturar centenas de pessoas em câmaras secretas. A Anistia diz que documentou mais de 100 casos de detenção e tortura por parte das forças de segurança em vários locais do país.
Vergonhosa Nigéria: um país que não se preocupa com a desigualdade
18 de julho de 2017
[The Guardian] Apesar dos anos de crescimento, a Nigéria também registrou um enorme aumento no número de pessoas que vivem em situação de pobreza extrema. Um novo relatório condena sua incapacidade de enfrentar esta desigualdade, em meio a advertências de que isso poderia levar a uma agitação civil.
África do Sul considera privatização para combater recessão
13 de julho de 2017
[The Africa Report] O ministro das Finanças da África do Sul, Malusi Gigaba, lançou um ambicioso programa de 14 pontos para libertar a economia da recessão, que inclui a venda de ativos não essenciais e a privatização parcial de empresas estatais.
FMI diz que Marrocos está pronto para a reforma monetária, mas demora "não é um problema"
11 de julho de 2017
[The Africa Report] Os indicadores macroeconômicos do Marrocos indicam que o país está pronto para introduzir uma taxa de câmbio flexível, mas o atraso na introdução não é "um problema", disse o Fundo Monetário Internacional.
Confrontos entre grupos rivais nos arredores de Tripoli
10 de julho de 2017
[Euronews] A calma regressou esta manhã aos arredores de Tripoli, após os violentos confrontos que opuseram no fim de semana as forças do governo reconhecido pela ONU à guerrilhas rebeldes de Misrata.
Líbia: A vitória do general "rebelde" em Bengas
06 de julho de 2017
[Euronews] As forças militares que controlam o leste da Líbia afirmam ter retomado Bengasi, após três anos de ofensiva contra os grupos islamitas e jihadistas que ocupavam a cidade.
Guiné-Bissau provoca "grande preocupação" nas Nações Unidas
03 de julho de 2017
[Euronews] O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, revelou que as Nações unidas têm vindo a acompanhar “com grande preocupação” a crise política na Guiné-Bissau, país que na sexta-feira suspendeu a atividade da RTP e da RDP.
Leia mais
Quênia abre ferrovia Nairobi-Mombasa
31 de maio de 2017
[BBC] O Quênia abriu uma nova e importante estrada de ferro entre a cidade portuária de Mombasa e a capital, Nairobi, 18 meses antes do previsto. É o maior projeto de infraestrutura do Quênia desde a independência. A linha de 470 km (290 milhas) faz parte da iniciativa China Belt and Road de projetos de infraestrutura global maciça.
Nigéria e Tanzânia resistem ao avanço comercial da Europa
16 de maio de 2017
[Carta Capital] A insistência dos países no próprio desenvolvimento exaspera os negociadores europeus.
Novo grupo rebelde ameaça intensificar a guerra no Sudão do Sul
09 de maio de 2017
[Bloomberg politics] Um ex-general no exército do Sudão do Sul afirmou que ele comanda um novo movimento rebelde de pelo menos 30 mil combatentes, que tentarão derrubar o presidente Salva Kiir, ameaçando aprofundar a guerra civil de três anos na nova nação africana.
By Nizar Manek
Leia mais
Enquanto o Congo ferve, chineses avançam sobre as suas riquezas naturais
06 de maio de 2017
[Terra em transe] Corporações e governo chinês estão prestes a concluir uma transação bilionária para aumentar a exploração de cobalto e cobre do Congo, enquanto centenas de pessoas são assassinadas em protestos contra o presidente Kabila
Por Christo Kamanda
Leia mais
[RFI]. Um pouco mais de 886 mil eleitores foram chamados às urnas para eleger os seus deputados nestas que são as primeiras eleições da era pós-Yahya Jammeh. Nestas eleições, estão em jogo os assentos 58 assentos parlamentares, 53 eleitos, os restantes 5 sendo nomeados directamente pelo Presidente por um mandato de 5 anos. Em liça estão 238 candidatos ligados a nove partidos políticos ou listas independentes, estas legislativas sendo uma oportunidade para delinear um novo modelo político depois de 22 anos de ditadura